+351 911 935 388 info@rbpdigital.net

Por Que a Gestão da Reputação é Importante Para o seu Negócio

0
(0)

Vivemos em uma era de constante interação social-local-móvel. Cada empresa local está fadada a receber sua parcela de críticas negativas. Na verdade, um perfil com nada além de comentários elogiosos pode realmente parecer suspeito para seus clientes.

Nos últimos anos, a prevalência de sites de avaliação cresceu exponencialmente. É por isso que os comentários negativos são uma ameaça constante para cada vez mais proprietários de empresas.

Se você é um deles, este artigo fornecerá alguns insights.

Em termos simples, a prática de gestão de reputação envolve a substituição de conteúdo indesejável por um novo conteúdo que pinta um determinado negócio sob uma luz melhor.

A única coisa pior do que pouco envolvimento com a mídia online é lidar mal com a mídia social. Ninguém pode prejudicá-lo tão seriamente quanto você pode causar danos a si mesmo (ou a um de seus funcionários) se você não souber o que está fazendo.

Independentemente do seu nicho, saiba que gerenciar a reputação da sua empresa não é mais opcional. Você precisa fazer isso – Se você quiser crescer, é claro.

A seguir, mostraremos vários subcomponentes importantes de gerenciamento de reputação que você precisa manter ativamente para sua empresa.

  1. Melhorando seu atendimento ao cliente

Já estamos neste negócio há mais de 10 anos e uma coisa que podemos dizer desde o início é que o atendimento ao cliente é sempre a linha de frente contra uma má reputação online.

Antes de vomitar coisas ruins sobre o seu negócio, a maioria dos clientes insatisfeitos fala expressa o seu descontentamento. Se você fizer um bom trabalho em aliviar os problemas deles, apenas uma pequena parte deles decidirá denegrir sua marca online.

As avaliações dos clientes geralmente cobrem apenas três coisas:

  • Qualidade dos produtos ou serviço
  • Desempenho do produto/serviço 
  • Problemas não resolvidos

Conhecer a experiência do cliente é necessário para fornecer um ótimo atendimento à ele. Obtenha comentários personalizado de seus clientes e de seus funcionários (se houver).

Além disso, existem muitas práticas específicas do setor que você pode implementar para melhorar o processo e tornar as coisas mais fáceis para as pessoas que trazem dinheiro para o seu negócio.

O objetivo aqui é tornar mais fácil para o cliente obter ajuda. E a maneira mais fácil de fazer isso é contratar alguém que realmente se preocupe com seus clientes. Ou faça você mesmo.

  1. Reivindicar todos os perfis de média social relevantes

Construir uma presença saudável nas redes sociais sociais que seus clientes usam é uma tática de marketing poderosa e eficaz da qual qualquer pequena empresa pode se beneficiar. Mesmo que você não tenha tempo e conhecimento, ou simplesmente não esteja pronto para começar, ainda assim você precisa participar em um nível básico.

No mínimo, você precisa proteger seus esforços futuros de média social e sua reputação online, reivindicando seus nomes comerciais e pessoais em sites das redes sociais.

Da mesma forma que os sites de mídia social ajudam as pequenas empresas a serem encontradas on-line, as avaliações e os diretórios locais aparecem no topo das classificações dos mecanismos de pesquisa, proporcionando mais exposição para o seu negócio.

Com isso em mente, reivindique seus perfis nestes sites de alto tráfego:

Informe seus locais, fotos, horário comercial, descrição de seus serviços, opções de pagamento e categorias para fornecer todas as suas informações a clientes em potencial e construir citações para seu negócio.

  1. Use Comentários dos Clientes Para Aumentar A Sua Reputação

Ao responder a reclamações online ou críticas negativas, considere seriamente que pode haver alguns pontos fracos em seu processo que precisam ser corrigidos. Especialmente se você receber feedback negativo frequente sobre algo específico.

A popular frase “o cliente tem sempre razão” é sua amiga por uma simples razão: o cliente tem no bolso aquilo que você quer: dinheiro. Especialmente ao lidar com clientes que já compraram algo de você. Não seja inflexível. Encontre uma maneira criativa de dar aos clientes o que eles desejam sem criar atrito.

Ao longo dos anos, certamente tentamos processos de negócios que estavam apenas funcionando ou taxas de serviço que apenas faziam os clientes sentirem que foram roubados. Mas só porque você pode pressionar as pessoas a pagar mais, não significa que você deve.

Antes de tratar mal seus clientes, considere que você pode estar conduzindo clientes existentes ou potenciais para os braços de seu concorrente. O dinheiro extra que você ganha com essa taxa irritante pode ser cancelado por negócios perdidos por aqueles que vêm inúmeras reclamações sobre isso online.

  1. Não Se Meta Em Discussões

Pode haver muitos casos em que o seu cliente está errado. Você descobrirá que é natural, nesses casos, argumentar em um esforço para se proteger e esclarecer as coisas na frente dos outros.

Mas, geralmente, quanto mais acalorada uma discussão, maior a probabilidade de você dizer algo de que se arrependerá. Esses tipos de comentários podem ser impossíveis de apagar, especialmente se forem feitos em fóruns públicos, como perfis de mídia social.

É muito difícil e requer muita maturidade, mas é muito melhor simplesmente se desculpar sinceramente e encerrar quaisquer debates em potencial antes que eles tenham a chance de prejudicar sua reputação.

  1. Obtenha avaliações de Clientes Satisfeitos

Alguns de seus clientes vão escrever uma resenha online, quer você peça ou não, mas a maioria não vai pensar em escrever uma resenha. & nbsp;

A menos que sejam proprietários de empresas, eles simplesmente não percebem a importância crítica dessas avaliações. Mas, como sabemos pela pesquisa, a maioria dos seus clientes satisfeitos lhe fará este favor < forte> se você simplesmente pedir , presumindo que você faça isso no momento certo e da maneira certa.

Sempre use seu tempo pessoal com seus clientes para mostrar a eles como você é responsável, consciencioso e competente.

Então, entre em contato com eles mais tarde, enquanto eles ainda pensam positivamente sobre a interação e têm uma boa cabeça para escrever uma avaliação favorável.

Quantas estrelas este artigo merece?

Classificação Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.

Como você achou este artigo...

Partilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil!

Diga-nos como podemos melhora-lo?