Lojas On-line - Conheça Os Principais Conceitos Para Expandir O Seu Negócio

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O e-commerce é uma das coisas mais extraordinárias criada pela Internet. E porque o e-commerce ganhou tanta relevância em tão pouco tempo? O primeiro e mais importante dos motivos é a democracia que reina na rede mundial. Construir um site, publicar um blog, criar perfis em redes sociais, abrir uma loja on-line e promovê-la está ao alcance tanto das grandes corporações quanto das pessoas singulares e micro empreendedores.

Os recursos básicos, e mesmo de alguns avançados, estão ao alcance de todos os negócios que podem assim competir em pé de igualdade. A Internet criou as condições ideais para a criação e comercialização de produtos e serviços de todas as espécies. A rede mundial contribui dessa forma para que milhares de pessoas vivam com dignidade às custas do seu próprio trabalho e recursos e para que centenas de milhares de pequenas e médias empresas não só mantenham-se no mercado como também ampliem seus negócios alcançando mercados outrora impossíveis de serem atendidos. Nesse artigo vamos abordar fundamentais para quem pretende explorar criar uma loja on line. 

 

 

Lojas On-line

Tão rápido quanto a expansão da rede foi o aparecimento das lojas on-line. Naturalmente as grandes empresas logo perceberam o potencial da Internet tanto para ampliar seus negócios quanto para estreitar o relacionamento com clientes, potenciais clientes e parceiros.

No início, a complexidade e altos custos de implementação, tornaram as lojas on-line proibitivas para as pessoas, pequenas e médias empresas. No entanto, muito rapidamente essas barreiras ruíram e os processos foram de tal forma simplificados que hoje em dia com um investimento de poucos mais de uma dezenas de reais é possível lançar um loja  on-line totalmente funcional quase que instantaneamente.

As plataformas baseadas em open source e uma imensa comunidade de desenvolvedores foram os grandes responsáveis pelo fenômeno ao qual foi acrescido das lojas nas redes sociais. Estas últimas mais simples e rápidas tendo como foco principal os micros empreendedores.

Produtos

Praticamente qualquer tipo de produto e serviço pode ser vendido pela Internet. No entanto há produtos ou melhor, serviços para os quais o meio ambiente virtual aplica-se como uma luva. São os chamados infoprodutos. Por sua vez os produtos físicos diferenciam-se entre si pela maior ou menor complexidade da logistica. Vender um fogão por exemplo é muito diferente de vender perfumes. Em relação aos produtos físicos dois aspetos são cruciais e merecem uma cuidados análise:
 

Intangibilidade

O fato de o cliente não poder tocar o produto abre portas para uma série de problemas. Cores, tamanho, dimensões, materiais, funcionamento etc podem comprometer a sua satisfação. Eis algumas coisas que ajudam reduzir os problemas e a frustração do cliente
  • Ambiente seguro. Isso é conseguido com a implementação do protocolo HTTPs
  • Um serviço de assistência rápido, esclarecedor  e eficaz por todos os meios possíveis: chat, telefone, redes sociais e email. A depender do tamanho do negócio, do volume de visitas e compras on-line uma pessoa ou uma pequena equipe bem treinada será capaz de dar conta do recado
  • Informações completas sobre o produto suas características e orientações de uso. Não negligencie nem parta do pressuposto que o cliente já sabe. Antes sobrar que faltar informação
  • Imagens de boa qualidade e sempre que possível e faça sentido, mostrando detalhes do produto
  • Informações detalhadas sobre as condições de uso da loja, proteção dos dados e condições comerciais com especial cudado com as garantias, tempo e condições de troca e devolução
rbdg img light bulb min
 
  • Contate com todo cliente que efetuar uma primeira compra após ele ter recebido o produto para saber sua opinião. Isso pode fazer um diferença muito grande. 
  • Ao longo do tempo realize pesquisas de satisfação para monitorar a satisfação do seu cliente
 

Logística Reversa

Esse aspeto refere-se a toda consequência de uma devolução seja defintiva ou para a troca do produto. O importante é que esse processo seja muito rapido. Quanto menor  o estresse a que o cliente for submetido melhor. Lembre-se que as vezes valerá mais a pena perder algum dinheiro do que correr o risco de o cliente falar mal do sua loja
 

Infoprodutos

Essa é uma categoria de produtos só possível por causa da Internet. Basicamente um infoproduto é um produto cujo ciclo que vai da pré até o pós venda, passando pela venda propriamente dita, pelo pagamento, entrega, uso e suporte é total ou na sua maior parte, realizado via Internet. Estão nessa categoria os cursos on line, livros eletronicos (e-books), jogos etc.

Como se trata de um venda, em tudo, diferente dos produtos físicos, quer seja na estratégia de marketing ou na logística trataremos deles num outro artigo. Por ora o que nos interessa são os produtos físicos.

 

O Que Você Deve Ter Em Conta Antes De Implementar Uma Loja On-line

Planejamento

Antes mesmo de decidir como você irá obter uma loja on-line é necessário fazer um cuidadoso planejamento. Eis alguns pontos a se considerar nessa tarefa:

Ítens Que Comporão O Portfolio On-line

Embora todos os itens de sua linha de produtos possam ser expostos on-line pode se dar o caso de você, por algum motivo, não querer que determinados itens apareçam.

 

Organização

A depender da extensão da gama de produtos é importante que eles estejam coerentemente organizados por família, tipos e subtipos ou qualquer outro critério que você ache adequado.

 

Código De Produto

A menos que a sua linha de produtos seja muito limitada, a sua codificação não deve ser uma simples numeração sequencial. Para uma linha mais extensa e de atributos variados a codificação de cada item deve permitir a sua clara identificação. Observe o exemplo a seguir

 

rbdg img estrutura cod prod 1 min

 

Organização Da Informação

Prepare uma planilha do Excell nomeando as colunas conforme listado abaixo. Cabe aqui uma explicação do porque de fazer isso numa planilha. Quando for inserir os produtos na sua loja on-line você poderá importá-los e uma planilha é a ferramenta certa para essa tarefa. Pegando o nosso exemplo de codificação as colunas ficariam assim nomeadas

  • Item (aqui sim, uma  numeração sequencial simples)
  • Nome da Família
  • Nome da subfamília
  • Impressão (Inserir mais colunas se houver outras características importantes)
  • Sexo
  • Tamanho 1, tamanho 2 etc.(tantas colunas quantos forem os tamanhos disponíveis)
  • Cor 1, Cor 2 etc. (tantas colunas quantas forem as cores)
  • Preços (tantas colunas quantas forem as variações de preço)
  • Descrição - É importante manter as descrições uniformizadas. Se a descrição é "Camiseta regata 100% algodão masculina com impressão à frente tamanho pequeno cor verde". Nas outras variações a sequência de atributos deve ser a mesma.
  • Embalagem - Tipo, dimensões e peso. Essas infromações serão fundamentais para o cálculo do frete.
 

Imagens

As imagens são estratégicas para a experiência do usuário uma vez que ao contrário da loja física na on-line ele não consegue tocar ou experimentar o produto. Eis algumas dicas para obter ou produzir boas imagens dos seus produtos.
 

Banco de Imagens Do Fabricante

Muitos fabricantes mantêm banco de imagens dos seus produtos. Consulte os seus fornecedores para saber se possuem imagens dos produtos.

 

Fotógrafos Profissionais

Essa é de longe a melhor solução porém é também a mais cara. Se você puder investir nos serviços de um fotógrafo economizará tempo e terá em mãos imagens de excelente qualidade. Antes de contratar um fotógrafo consulte o seu portfolio para ver o que ele já produziu.

Todos os fotógrafos profissionais são capazes de fotografar os mais diversos objetos. No entanto, nesse ramo há uma tendência de especialização. Portanto, se o seu negócio é alimentos por exemplo convém contratar um fotógrafo especialista em alimentos; o mesmo se aplica se o seu negócio é o mundo fashion.

De qualquer das formas um profissional generalista produzirá imagens muito melhores que aquele amigo ou parente que possui um boa câmara mas pouco conhecimento e prática das técnicas de fotografia.

 

Banco De Imagens

Nos bancos de imagens como o ShutterStock ou o Dreamstime você pode comprar os direitos de uso de imagens de alta qualidade. Será muito difícil encontrar imagens específicas de algum produto portanto essa é uma solução apenas para aqueles casos em que imagens genéricas bastam.

 

Produção Própria

Se no entanto você decidir fotografar você mesmo os seus produtos eis algumas dicas que podem ajuda-lo a obter melhores resultados:

 

Espaço

Escolha um local com espaço suficientemente para que você possa montar o set - espaço onde os produtos serão dispostos para a tomada da imagem - e manipular com desenvoltura os produtos. Tenha em conta que a depender da quantidade de produtos você poderá necessitar de ocupar o espaço por mais do que umas horas. 

 

rbdg img light bulb min
  • Selecione os produtos tomando o cuidado de conferir se não apresentam imperfeições inclusive nas embalagens. Convém sempre limpar tanto o produto quanto a embalagem cuidadosamente. Organize-os pelas famílias e os disponha sobre uma superfície limpa.

 

 Luz

Fotografia é essencialmente luz. O ideal é que você use pelo menos um dispositivo isto é, suporte + caixa de luz + lâmpada próprias para fotografias. Poderá obter ajuda numa loja de equipamentos para fotografia. Sempre que possível procure fotografar num ambiente de luz natural. Se for no exterior tenha especial atenção às sombras e aos reflexos.

 

Fundo Infinito

Um fundo infinito pode ser um pano branco estendido por trás do objeto. Ele será fundamental para a boa qualidade da imagem e facilitará a edição.

 

Tripé

Mesmo que você resolva utilizar a camera do seu smartphone fixe-o num tripé para estabilizar e nivelar a imagem

 

rbdg img light bulb min
  • Certifique-se de que dispoem de baterias suficientes ou fonte de energia próxima
  • Independente do dispositivo que vai utilizar prepare um cartão de memória exclusivamente para as suas imagens.
  • Crie duas pastas num computador, uma chamada OTIMIZAR e outra chamada OTIMIZADAS. Após a realização das fotos transfira-as imediatamente para a primeira pasta. Falaremos da otimização mais à frente
 

Balanço De Branco

As máquinas fotográficas e os samrtphones, se não forem muito básicos, possuem o balanço do branco. Ajuste-o para o tipo de iluminação que vai usar.

 

Orientação, Proporção, Tamanho E Qualidade

As imagens de um mesmo produto devem ter o mesmo tamanho, proporções e qualidade. Isto é, se vai usar várias imagens, e algumas estão na orientação retrato e outras na orientação paisagem deve-se manter o tamanho e proporções.

Exemplo: Se as imagens horizontais - orientação paisagem, também conhecida como landscape - tiverem a dimensão L: 2800px H: 1400px, as imagens verticais - orientação retrato, também conhecidas como portrait - deverão ter o tamanho de L: 1400px H: 2800px

 

rbdg img light bulb min
  • Fotografe sempre no maior tamanho e melhor qualidade que o seu dispositivo permitir
  • Para assegurar as condições adequadas de edição na tomada das imagens mantenha uma distância fixa entre a máquina e os produtos.

 

 

Edição

Nomear

Essa etapa trata da preparação das fotos e começa por dar nome às imagens Pegando no nosso exemplo da camiseta, uma vez que codificamos de forma inequívoca cada item o nome do arquivo pode ser simplesmente o código que atribuímos ao produto. Nesse caso: 120-001-SI-1-P-VD-H1, para a primeira imagem horizontal, 120-001-SI-1-P-VD-H2 para a segunda e 120-001-SI-1-P-VD-V1 para a primeira imagem vertical e assim por diante.

 

Separar Por Orientação

Uma vez nomeadas e para facilitar o trabalho de edição, agrupes as imagens por orientação. Um boa prática é coloca-las em pastas separadas. Nosso diretório de imagem ficaria assim

 

rbdg img file folder min

 

Redimensionar

Como as fotos foram realizadas num tamanho maior que o adequado à loja será necessário redimensioná-las e otimizá-las. É aqui que você vai entender o porque do processo de que trata esse artigo. O trabalho de redimensionar significa abrir o aquivo, abrir a função redimensionar, alterar as dimensões, aplicar as definições e salvar o arquivo redimensionado. Ou seja, uma dezena de cliques. Fazer isso para uma imagem é uma coisa para duzentas é outra.

Como padronizamos a orientação e o tamanho das imagens poderemos então usar uma função que a maioria dos editores de imagem possuem chamada processamento em lote que funciona da seguinte forma: executamos e gravamos o processo acima descrito e depois damos o comando para o editor aplica-lo ao restante das imagens. Isso reduz dramaticamente o tempo de execução dessa tarefa.

 

Otimização

O tempo de carregamento das páginas quer seja num blog, num website ou loja virtual é um fator importantíssimo. Os principais vilões nesse quesito são fotos e vídeos pois tendem a ser muito "pesados". Apenas o redimensionamento das imagens não é suficiente. Há que otimiza-las.

Existem bastantes otimizadores no mercado. Um dos que mais uso é o Optimizilla.  Trata-se de um serviço on-line gratuito que realiza um excelente trabalho. Ele otimiza imagens JPEG e PNG em lotes de até vinte imagens, informa o nível de otimização de cada imagem, mostra o antes e o depois e ainda permite-nos ajustarmos a otimização em tempo real.

Uma vez que esteja tudo pronto para você configurar e rechear sua loja sua loja on-line é hora de entender como funciona as principais plataformas de e-commerce do mercado, compara-las e escolher a que julgar mais conveniente para o seu caso.

 

Plataformas De E-commerce

Existem muitas opções para a construção da sua loja on-line. Elas podem ser agrupadas em três tipos: Autônomas, self hosted, full hosted e Redes sociais.

 

Lojas On-line Autonômas

As plataformas autônomas são aquelas cujas lojas funcionam independente de qualquer outra aplicação. Basta registrar um domínio, contratar a hospedagem, instalar a aplicação, configura-la, carregar os produtos e começar a vender.

As plataformas dessa natureza são baseadas em aplicações open source. Significa que você tem acesso gratuito à aplicação podendo instala-la e modifica-la livremente. Em linhas gerais o que acontece nesse tipo de solução é que você disporá de uma loja totalmente funcional porém, na maioria dos casos muito pobre do ponto de vista do design e das funcionalidades 

 

Suporte

Nesse tipo de plataforma o suporte e muito importante. Há duas formas de obtê-lo: gratuitamente ou pagando

Suporte Gratuito

Nessa modalidade ele é prestado pela comunidade dos desenvolvedores da plataforma através de um forum. Isso significa que se você tiver dificuldade, e é bastante provável que você tenha, terá de publicar o problema no fórum e esperar que alguém gentilmente lhe ajude

 

Suporte Pago

O suporte pago é também prestado pelos desenvolvedores porém é muito mais rápido. Os preços variam em função do nível do apoio que pode ir da instalação até a integração com outras aplicações do seu negócio, passando pelo design, configurações de componentes e addons normalmente não inclusos no preço do suporte.

Uma das excessões no que respeita o desgin e funcinalidade é o Prestashop. A loja padrão é de fato bastante boa restando apenas as funcionalidades  e suporte que deverão ser compraddas à parte como acima referido.

 

PRESTASHOP

PrestaShop FrontOffice min

 

Prestashop é uma das mais conhecidas plataformas standalone de e-commerce. Ela é muito fácil de instalar - claro que você precisa ter alguns conhecimentos técnicos - mas nada que algumas horas de estudo não resolva. A loja básica que fica disponível assim que se termina a instalação é bastante boa tanto no design quanto nas funcionalidades. Como é corriqueiro nas aplicações baseadas em software open source , você terá de comprar componentes e addons para complementar as funcionalidades padrão.

 

rbdg img light bulb minVocê pode instalar a sua loja num ambiente de teste no seu computador de modo que pode desenvolvê-la e testa-la totalmente off line e publicá-la quando tudo estiver bem. Quer saber como fazer isso? Clique aqui.(LINK)

Importante! Algumas funcionalidades tais como envio de emails, pagamentos e transferências de arquivos (FTP)  só poderão ser testadas quando a loja estiver on-line.

 

Lojas On-Line Self Hosted

Nas plataformas desse grupo você baixa a aplicação e a instala no seu site ou num domínio que você possui. A aplicação de e-commerce depende da plataforma para a qual ela foi desenvolvida. 

Tal como na categoria autonôma, também aqui você terá necessariamente de comprar componentes, addons e possivelmente usar um modelo para tornar sua loja mais atraente e com mais funcionalidades. Será também importante contratar  o suporte caso você não disponha de conhecimentos ou tempo para resolver os problemas que certamente aparecerão. Do mesmo modo, essas plataformas permitem que você desenvolva sua loja off-line par depois publicá-la. 

A Virtuemart é um exemplo desse tipo de plataforma. Ela funciona sob o CMS Joomla e como você pode notar pela imagem tem um design nada apelativo embora funcione perfeitamente. 

VIRTUEMART

rbdg img virtuemart 1 min

 

Lojas on-line Fully Hosted - Cloud Service

A computação nas nuvens criou o ambiente ideal para um sem número de serviços, dentre eles as lojas on-line. Nessas plataformas você subscreve um plano e recebe quase que instantaneamente uma loja completamente funcional bastando inserir os produtos e gerencia-la. Toda operação é feita on-line ou seja, não é possível fazer ajustes e mudanças sem estar a ela conectado.

 

rbdg img warning min

Algumas dessas plataformas cobram um percentual sobre cada transação

 

 

A Iluria é uma plataforma desse tipo. Direcionada para pequenos  e médios negócios as têm preços e demais condições bastante acessíveis. É um bom começo porém desaconselhável para negócios que demandam mais flexibilidade e integração.

 

ILURIA

rbdg img iluria 1

 

Promoção

Uma loja on-line sem publicidade é o mesmo que uma loja física numa viela sem iluminação. É crucial elaborar um plano de promoção se o qual sua loja não venderá. Basicamente você precisará de fazer campanhas de Google Adwords e Facebook Ads.

O planejamento de campanhas de inbound marketing não é exatamente uma tarefa simples. Nesse caso você tem as seguintes hipóteses: preparar-se para planejar, produzir e gerenciar suas campanhas, encarregar um colaborador dessa tarefa, sempre preferencialmente alguém do departamento comercial, ou contratar uma agência.

Nas duas primeiras hipóteses você ou o colaborador levarão um tempo para aprender e aplicar os conceitos básicos e ao longo do tempo desenvolver as competências para obter mais e melhores resultados. A contratação de uma agência abrevia significativamente a obtenção de resultados positivos. A depender da competência e aptidão sua ou do colaborador a relação custo benefício poderá ser francamente melhor na contratação da agência.

 

Resumo

  • Seja o seu negócio serviço ou produtos físicos se não tem uma loja on-line você está a perder negócios e pior que isso, está a abrir espaço para a concorrência superá-lo.
  • É fundamental planejar sua loja on-line antes de começar a sua construção. Tarefas como a organização do itens, codificação e normalização das nomenclaturas bem com a preparação de imagens e definição das condições comerciais e de usso da loja, são fundamentais para otimizar o tempo de construção e publicação.
  • A escolha do tipo de plataforma que vai utilizar é a tarefa mais completa e exigira de você disciplina, metodologia e análise criteriosa antes da sua escolha
 

rbdg img light bulb minInvista bastante tempo nessa pesquisa. Analise prós e contras, leia os comentários de outros usuários tanto no próprio site da plataforma quanto nas redes sociais. Entre nos fóruns e veja quais os principais problemas discutidos neles e as interações com o serviço de suporte.

Selecione três possíveis soluções e volte a compará-las agora de forma ainda mais minuciosa. Não se esqueça de definir os componentes e addons que necessitará – uma pesquisa nas lojas das plataformas pode ajuda-lo a descobrir suas necessidades – inclusive e muito importante, o investimento necessário em cada uma delas. 

 

  • Sempre que possível prefira soluções com suporte pago
  • Faça algum investimento em publicidade. Sem promoção sua loja não venderá.
 

Se ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda fale connosco.

© 2016 RBP Digital. Todos os direitos reservados. Designed By RBP Digital