Blog

ilustração pequenos negocios

PMEs Grandes Negocios Que Podem Ser Ainda Maiores – Saiba Como

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As PME cumprem um papel fundamental. Elas são responsáveis por empregar um grande número de pessoas e contribuem de forma decisiva para a estabilidade da economia do país.

No entanto essas empresas, em geral, não se dão conta dessa importância e do quanto poderiam contribuir ainda mais. É que muitas delas se acomodam e não têm uma filosofia, uma visão empresarial.

Em muitos casos isso acontece porque a empresa nasceu de uma necessidade urgente do empreendedor em resolver uma situação financeira grave que teve o efeito de por a sua criatividade a trabalhar e dai ter uma boa ideia e viabiliza-la.

No entanto, tal como uma planta, uma pessoa, toda empresa traz desde o seu nascimento, o gene do crescimento. Ela pede e necessita desse crescimento para se tornar robusta e resistir aos percalços comuns aos mercados.

Porém é comum os seus dirigentes acomodarem-se numa posição que lhes é confortável sem entender o papel do seu negócio para com seus trabalhadores, fornecedores e sociedade em geral.

Isso se dá, em muitos casos, pela falta de espirito empresarial e também por medo da complexidade que a empresa possa alcançar e assim fugir-lhes ao controle levando-os um ponto em que a empresa se torna interessante apenas para ele próprio.

É possível melhorar o desempenho e promover o crescimento controlado da empresa de modo a que ela venha a se tornar mais interessante para os seus clientes, para os seus dirigentes, colaboradores, fornecedores e sociedade adquirindo assim maior capacidade de resistência e sobrevivência.

Para que isso seja possível o primeiro passo é o empreendedor compreender que a empresa é um ente à parte. Ela tem uma vida própria que não se confunde nem se mistura à vida pessoal dos seus dirigentes.

No plano prático à essa tomada de consciência deve se seguir uma análise criteriosa do processos a fim de otimiza-los e com isso promover a produtividade

O atendimento ao cliente e a sua satisfação devem merecer a mais absoluta atenção não só para aumentar a venda através de promoções, de novos produtos e mesmo de venda cruzadas, como também o engajamento desses clientes na divulgação e promoção dos seus produtos e serviços.

Uma dos maiores diferenciais das pequenas empresas é a sua agilidade. Nelas a informação circula com maior rapidez e a tomada de decisão é muito mais célere do que nas grandes empresas.

Um outro fator muito importante é que nas pequenas empresas a integração entre as pessoas é mais fácil e os conflitos naturais são mais rapidamente detetados e resolvidos.

É também notável no ambiente das pequenas empresas o comprometimento dos colaboradores. Eles sentem-se mais acolhidos, mais próximos ao contrário do que sentiriam num grande agrupamento onde provavelmente se sentiriam anônimos na multidão. É esse conforto que faz com que sejam, muitas das vezes, mais responsáveis e comprometidos com a empresa do que os seus próprios donos.

Saber tirar partido, de forma honesta e justa, dessas características é uma poderosa ferramenta na melhoria geral do negócio. Portanto, ser simpático, atencioso, justo e honesto com seus colaboradores traz enormes benefícios para eles, para si e para a empresa.  

Se o empreendedor compreender bem essas características e souber maneja-las de forma adequada, a empresa cresce sem o risco da perda do seu controle.

Um bom começo para começar a transformar sua pequena empresa num grande negócio é entrar no ambiente da empresa e tomar consciência dela. Quero com isso dizer que o empresário deve chegar para trabalhar como se fosse o primeiro dia ou seja, como se tudo fosse uma novidade e fazer o exercício cotidiano de observar todos os detalhes de funcionamento da empresa a fim de detetar possíveis problemas e antecipara soluções em pontos onde se pode obter melhorias.


 

© 2016 RBP Digital. Todos os direitos reservados. Designed By RBP Digital