rbp marketing digital - imagem tres mulheres em frente aos seus computadores

Empreendedorismo E Marketing Digital Para Iniciantes

0
(0)
rbp digital marketing digital para iniciantes

Pensando em empreender na Internet? Já deu seus primeiros passos mas não sabe como seguir em frente? Já comprou formações, participou de webinários que prometiam resultados avultados e rápidos? Já pos em prática alguma das técnicas que prometiam que com o marketing digital você seria capaz de começar a ganhar dinheiro mas não foi capaz de implementar as ferramentas e estratégias? Se respondeu sim uma dessas perguntas, este artigo é para si.

Empreender no mundo digital significa entrar num universo de oportunidades jamais imaginadas pela imensa maioria das pessoas. Sob a rubrica marketing digital para iniciantes vamos publicar uma serie de artigos a fim de preparar os iniciantes do marketing digital.

Nunca uma tecnologia foi tão poderosa e ao mesmo tempo acessível. São comuns a história de pessoas simples, muitas vezes limitadas em vários aspetos, que alcançaram notoriedade e sucesso financeiro sendo remuneradas a um nível dificilmente alcançado por qualquer outra relação profissional.

Uma das mais importantes, dentre as inúmeras revoluções promovidas pela Internet, foi a transformação de, virtualmente, qualquer conhecimento, numa fonte de renda. De cursos para se aprender a arrumar as malas para uma viagem, à programação, ao desenvolvimento de aplicações – aliás, as aplicações são das mais prolíficas áreas da rede mundial – passando pelos métodos de meditação para resolver os mais diversos problemas; pelas fórmulas para ganhar dinheiro, pelos métodos para lançar produtos, emagrecer, ou se relacionar, de tudo se pode achar na Internet.

Ao se tornar o canal do passe a palavra, da propaganda boca-a-boca, a rede mundial realizou o sonho de todo profissional de marketing e do marketing digital: elaborar estratégias e peças de comunicação altamente segmentada e personalizada não só à medida da pessoa em sí, mas também, e sobretudo, ao estágio que cada pessoa se encontra naquilo que o jargão do marketing chama de jornada do comprador.

No que respeita aos empreendedores a Internet é simplesmente o paraíso. Por qualquer ângulo que se a observe, a rede mundial descortina portas e mais portas de possibilidade para se criar fontes de rendimentos. Algumas mais complexas e tantas outras bastante simples.

Porém, empreender no mundo digital, utilizar-se das técnicas de marketing digital para iniciantes ainda que relativamente fácil – não há um único assunto para o qual não encontre um tutorial – significa se deparar com um verdadeiro tsunami de informações, técnicas, ferramentas, estratégias etc.

A overdose de informações é uma das mais importantes causas da paralisia que aflige um enorme contingente de empreendedores. Muitos dos empreendedores de sucesso fazem esse alerta nas suas apresentações porém, se o empreendedor iniciante não for capaz, e a imensa maioria não é, de pesquisar, avaliar e selecionar criteriosamente os treinamentos e ferramentas mais adequadas aos seu projeto, a tendência será ele ficar paralizado diante de uma imensa panóplia sem conseguir juntar as partes do puzzle que é um empreendimento online.

As Camadas De Um Empreendimento Digital

Um empreendimento no mundo digital, do tipo que é mais acessível à maioria das pessoas e que, portanto, não requer conhecimentos ou habilidades para questões tècnicas mais complexas, como acontece por exemplo, no desenvolvimento de aplicações, é composto de três grandes tópicos: infraestrutura, conteúdos e promoção

Infraestrutura

Este tópico pode ser visto em outros três aspectos a saber: os relacionados com registo de domínios e hospedagem; a instalação de plataformas e ferramentas de produção e distribuição de conteúdos e as configurações das ferramentas de promoção.

Conteúdos

Em maior ou menor intensidade, qualquer tipo de empreendimento digital digamos, mais clássico, como por exemplo o empreendedor afiliado e o infoprodutor, necessita sempre da produção de conteúdos, ou seja, por ordem de importância, vídeos, imagens, apresentações e textos.

Promoção

A promoção dá-se através do manejo das plataformas de marketing digital- Google, Youtube, etc. através das quais são obtidas informações sobre o produto / serviços que se vai promover e o público alvo, também referido como avatar, com quem se quer falar. A partir de um conjunto de informações mais extenso, que vão para além destes dois tópicos, elaboram-se as estratégias e as campanhas que visam dar a conhecer a oferta, atrair leads e conquistar clientes.

Marketing e Marketing Digital Para Iniciantes

O uso da expressão marketing digital pode suscitar a ideia de que existem dois tipos de marketing. Embora essa não seja uma temática crucial, julgo oportuno expressar o meu ponto de vista. Na verdade o cerne do marketing é um só, e pode ser entendido como, o conjunto de iniciativas que são tomadas para convencer um grupo de pessoas a aderirem a uma causa ou comprarem um produto ou serviço. Há outras definições mais sofisticadas porém, para o propósito deste artigo, está basta.

O que aconteceu desde que, em 1954 Peter Drucker lança seu livro A Prática da Administração, é que as técnicas de vendas ganharam um novo status e passaram a absorver e trabalhar com base em conceitos de outras ciências a fim de perceber melhor o comportamento humano no que respeita a compra, seja de uma ideia, produto ao serviço. Como a essência do marketing é a comunicação, os marketeers vêm, desde então, lançando mão das técnicas e ferramentas mais avançadas de cada época para a promoção de vendas.

Foi assim com a invenção da impressão por Gutemberg, que rapidamente foi apropriada pelos vendedores e pemace até os nossos dias com o seu uso intenso na promoção de todas as naturezas e tipos. Basta olhar à nossa volta para se constatar o alcance dos jornais, cartazes, folhetos etc. Com o rádio e a televisão não poderia ser diferente, o mesmo aconteceu com a criação da www (world wide web). De referir que os profissionais de marketing combinam todos os canais disponíveis num conceito chamado de mix de comuncação.

Com a Internet e o marketing digital, surgiram os termos especificos relativos às novas tecnologias como, por exemplo, CTR (clic tax rate) e novos nomes para conceitos antigos como avatar para público alvo bem como, ficaram mais populares conceitos do marketing, outrora de dominio apenas dos profissonais de marketing das grandes corporações como por exemplo, gatilhos mentais e funil de vendas.

Em linhas muitíssimas gerais, este é o panorama com que os empreendedores e candidatos a empreendedores têm de lidar. Este é o primeiro de uma série de artigos que sob a rubrica marketing digital para iniciantes, como ferramenta de preparação para que os candidatos a empreendedores digitais possam iniciar a sua jornada com uma base que lhes permitam tomar decisões com alguma segurança.

Quão útil foi esse artigo?

Quantas estrelas você dá para ele!

Classificação Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar esse artigo

Como você achou esse artigo útill...

Siga-nos nas redes sociais!

Lamentamos que esse artigo não lhe tenha sido útil!

Ajude-nos!

Diga-nos como podemos melhorar esse artigo?